Operação Outono, de Bruno Almeida

Lugar cativo. Fila I. Lugar 16. Charlot.

Um filme que se vê com especial emoção, em tempos em que os cidadãos da Europa saiem às ruas gritando por um novo golpe de estado que liberte da didatura capitalista. Um filme que homenageia de forma despretensiosa a coragem de Humberto Delgado que em 1958 chama a atenção mundial para a didatura salazarista ao se candidatar a eleições, tendo perdido por fraude. O General Sem Medo que não desiste e acredita que um Futuro diferente seria possível. Deixando a politiquice para bem falantes, o General acreditava que tinha que passar pela força, por um Golpe de Estado.

Um filme que quem se orgulha de um país de brandos costumes e de uma Revolução sem sangue, ai que enganadinho que está! E Muito! Para vivermos hoje e puder escrever em liberdade este blogue, muito sangue derramado. Houve mortes. Houve Tortura. Houve violência. Houve Sangue, muito Sangue! Um filme sobre a PIDE.

Um filme que, mesmo depois de uma Revolução, e de liberdade, fecha os olhos a um julgamento imparcial e justo da morte de Humberto Delgado.

Perante as imagens do momento do 25 de Abril, a música da Revolução, a alegria de uma geração nas ruas a festejar um futuro em liberdade para si e os seus filhos. A pele arrepia. O olho humedece perante tanto sangue que se derramou e tão longe se está de um Estado Social e Justo, que garanta as mesmas perspectivas de igualdade e crescimento equititárias para todos.

Não sou de grandes comunismos, mas tenho cá para mim que o camarada Álvaro Cunhal sempre esteve certo quando se opôs à entrada de Portugal na União Europeia. Não, Não eram charros nem radicalismos nacionalistas. Era a visão de um economista que sabia que um crescimento rápido à custa de empréstimos à banca ia ter um juro bem caro a pagar! o preço é a perda de todos os direitos que se conquistaram.

Democracia é mais que votar de 4 em 4 anos. Cabe-nos a nós lutar por essa democracia!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s