Incógnita

O trabalho consome me a segunda, terça, quarta, quinta e a sexta. As responsabilidades que vamos aceitando por obrigação exigem uma entrega e dedicação que pouco tempo nos resta. Semana inteira sentimos que estamos obcecados em fazer mais. Cada vez mais. Não por uma ambição louca de poder, mas por uma ambição intrínseca de fazer mais e mais. Cada vez mais e melhor. Veremos…

Mas não é essa a incógnita que me ocupou o fim de semana. Há que saber desligar, relaxar, descansar, ver e ler o que se passa fora da rotina. Fim-de-semana chuvoso a condizer com os dias cinzentos que se vivem. Mais do que vejo na televisão assusta-me ouvir de quem viveu em didatura e festejou a liberdade dizer: “Antes não nos davam nada! Mas também não nos tiravam nada como fazem agora. Fazem tudo e ninguém faz nada! isto só lá vai com outra revolução e com sangue!”.

A história muda de personagens, cenários, milénios mas mostra-nos ser cíclica se olharmos bem para ela. Vivemos porgressos e mudanças e parece que não sabemos ser equitários para aprender com isso e reunir condições para que todos possam ter uma vida digna. Pelo contrário, as desigualdades aumentam. E o mais próximo que estamos de nos aproximar é de salários baixos de uma China e já agora que desinvestimos das energias renováveis, que podiam ser uma bandeira de independência, nos aproximarmos em poluição.

Assistimos todos obedientes e impotentes? Ou será que todos sabemos perfeitamente que a história, mais cedo, ou mais tarde, acaba de forma trágica, ou menos trágica, com a vitória da vontade do povo? Uma coisa acredito, cada vez mais, a cada dia que passa, estamos a viver um dos momentos mais inquietantes da história mundial: o fim da democracia.

A seguir tem que vir a era da Cidadania. Das pessoas como o centro da gestão e economia mundial, e não o inverso.

Mas para isso, cidadãos, tenham força e não tenham medo! Não tenham medo do medo!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s