Infância

Diz-se que no instante antes de morrermos vemos a vida passar à frente. Muita coisa se diz, pouco se sabe. Aqueles que vivem o momento de morrer, não vivem para o contar. Hoje despedimo-nos de ti, pancinhas, o melhor coração desta família. A teimosia colocou-te dependente de não puderes ser dono de escolher o teu fim e de defender a tua dignidade. Hoje despedimo-nos de ti e uma coisa é certa, se fosses tu a despedir-te de nós terias dado todo o amor, carinho, presença, flores, esse teu riso e bom humor, a dignidade que se pode dar como último alento a quem parte e consolo a quem com dor e tristeza vê partir (sem perceber) quem ama.

Todos os bêbados lá estavam. A família. Os amigos. As pessoas que fazem parte da história que nos une estavam lá todas (excepto os que já partiram). Não chorei na tua despedida, pancinhas. Sabia que estavas naquele caixão mas preferi não olhar, adiar essa realidade.

No instante da tua despedida, revivi a minha infância. O não comer. O ficar de casa em casa de todos os amigos que se despediam de ti (e tantas memórias, tantas, hoje presentes). Do café. Das pastilhas gorilas e gelados que me davas às escondidas. De fazer as mousses de chocolate na tigela verde. De comer com as mãos e rallharem comigo que não se fazia em público. Mas a casa de pasto era minha casa. Do sofá preto com riscas. De te estragar a mesa de snooker às escondidas. De gostar de servir à mesa mesmo sem chegar ao balcão. Adorava lavar a loiça naquele lavatório de pedra (ainda gosto). De mexer em tudo na dispensa. Das lotarias e rifas. Do cão (do qual gritava e fugia de medo que nem uma tonta). Da boneca linda que amei naquele Natal. Do dia em que distraída fui (a pé) contra o sinal stop e me perguntavas quem me tinha batido na escola que ias lá. Disse te a verdade que ninguem me tinha batido. Chorava! Aflito, tu, de coração partido, dizias me para contar a verdade e não ter medo de dizer a verdade. Mas eu disse a verdade o olho negro em forma geométrica é que bati num sinal de trânsito STOP.

Para sempre connosco, descansa com Deus.

Deixe uma Resposta

